Vai viajar com seu pet? Fique atento aos documentos!
Saiba do que você precisa para viajar com seu pet neste verão, para que a sua viagem não seja prejudicada pela falta de documentação necessária!
As exigências variam conforme a empresa de viagem e o local de destino, tanto nacionais quanto internacionais.
Para as viagens nacionais, são necessários documento de vacinação e atestado de saúde emitidos por um médico veterinário.
Quanto a vacinação, os animais com mais de 3 meses de idade precisam estar vacinados contra o vírus da raiva por no mínimo 30 dias antes da viagem e no máximo um ano. Caso o prazo de vacinação tenha sido superior ao estabelecido ou não for possível comprovar a administração, por meio de carimbo e assinatura de um médico veterinário, é necessário fazer reaplicação 30 dias antes da viagem.
O atestado de saúde é um documento exigido pelas companhias aéreas, companhias de ônibus e marítimas, emitido pelo médico veterinário que comprova que o pet está saudável e pode viajar. Esse documento deve ser emitido no máximo 10 dias antes da viagem.
Para viagens internacionais, os documentos solicitados podem variar conforme companhia e país de destino, então é importante informa-se com antecedência para providenciar a documentação necessária. Dentre esses, além de documento de vacinação e atestado de saúde, são necessários Certificado Zoossanitário Internacional, que é emitido pela MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Passaporte para Trânsitos de Cães e Gatos e Certificado Veterinário Internacional, que são emitidos pela VIGIAGRO (Vigilância Agropecuária Internacional).
Alguns locais podem solicitar exame de sorologia de raiva e/ou leishmaniose como complemento do atestado de viagem e microchip, os quais também devem ser emitidos com antecedência.
Texto: Victor Casola – Médico veterinário
Instagram: @veterinariovictorcasola
CRMV/RS 17472
Contato: (54) 99929-1212
Foto:
@bob_marley_goldenretriever